sexta-feira, 8 de junho de 2012

NARRAÇÃO PARA A TELEVISÃO

Pessoal, peço-lhes desculpas pela minha ausência nos últimos dias em termos de postagens. Mas voltei à ativa e trago à tona um tema bastante interessante. Como fazer narrações para a TV.
Uma coisa que todo narrador de televisão deve saber é que ele é refém da imagem. O narrador trabalha sempre com um retorno de imagem para levar ao telespectador tudo aquilo que está indo ao ar. Qualquer coisa que não estiver indo ao ar deve ser levada ao conhecimento, é claro. Mas aí a responsabilidade é toda do diretor de corte de imagens.
Na televisão, normalmente nas transmissões internacionais, o sinal é gerado por uma emissora estrangeira. A TV aqui do Brasil não tem repórter, por isso o trabalho do narrador é dobrado.
O narrador faz a abertura da transmissão, anuncia as escalações e pede a opinião do comentarista e vai para o jogo. Imaginemos Real Madri e Barcelona pela Vigésima Sétima Rodada do Campeonato Espanhol. Palco da partida é o Estádio Santiago Bernabeu. As numerações e nomes a seguir serão fictícios.

"Um grande abraço a você assinante da TV 123. Você tem imagens ao vivo do Estádio Santiago Bernabeu, na cidade de Madri, capital da Espanha. A partir de agora você é nosso convidado para acompanhar as emoções da Vigésima Sétima Rodada do Campeonato Espanhol Temporada 2011/2012. Real Madri e Barcelona é o jogo que você vai curtir com exclusividade aqui pela TV 123. As equipes já estão no gramado...aí no detalhe Cristiano Ronaldo, artilheiro da competição com 31 gols. Vamos confirmar as escalações das equipes...aí na tela a equipe do Real Madri. Casillas é o camisa número 1; Sérgio Ramos tem a 2, o brasileiro Pepe tem a camisa número 3 (...) Agora o Barcelona. Victor Váldés é o goleiro camisa número 1; Daniel Alves pelo lado direito tem a 2; miolo de zaga do Barça, Puyol é o camisa número 3 e Piquet tem a número 4 (...). O árbitro é o senhor Fulano de Tal. Assistente número 1 Messias Apolinário; Assistente número 2 Marco Aurélio da Silva. Tudo pronto a bola vai rolar no Santiago Bernabeu. Ao meu lado o comentarista Marcio Rocha. Marcio, grande abraço, o Real Madri vem de 2 derrotas e busca a reabilitação dentro de casa; já o Barcelona é líder do Espanhol e não sabe o que é uma derrota há 2 meses. Sua expectativa, Marcio. (...) O árbitro acerta os últimos detalhes...apita, bola rolando em Madri."

Essa é a abertura da jornada, de forma simples. Você localizou o telespectador. Disse onde é o jogo, qual o campeonato e trouxe o histórico das equipes. Isso é o básico. Daqui a pouco, mais um post com a maneira de narrar, tá bom?

6 comentários:

  1. BELEZA ABERTURA E SIMPLES NARRACAO DEVE SER PRINCIPAL TV E O RADIO IGUAL TV ABRACO PROF ...ROLIM....

    ResponderExcluir
  2. eu costumo baixar o som da TV e escutar a narração do radio... acho a narração para TV fria, sem graça e muito pouco informativa... acho que o fator EMOÇÃO é fundamental para qualquer tipo de transmissão de qualquewr esporte... Mas infelizmente as emissoras (principalmente as de canal fechado) transmitem futebol muito muito mal... acredito q a narração na tv deveria ser mais parecida com a narração do radio... é minha opinião como telespectador

    ResponderExcluir
  3. Luis Cláudio, eu sou um apreciador do futebol, sobretudo, da narração esportiva. Por acompanhar sempre as narrações, tanto na tv quanto no rádio, fez com eu me interessasse pela narração. Aqui na minha cidade, tem várias modalidade esportivas, e, sempre me nome é sondado para narrar. Já narrei uma vez, gostei, porém, faltou maior empenho da equipe de apoio, fiquei na média. Agora para dar maior dinâmica na transmissão a sonoplastia é fundamental (vinhetas...) enriquece e alivia o narrador por alguns instantes. Obs. Eu falo muito rápido, as vezes até atropelo aa palavras pela emoção. Aprendir que tem que ser natural e treinar, só assim tornarei um bom narrador. Quero agradecer pelas dicas, está sendo de muita importância no que pretendo fazer. Sou Mestre de Cerimônia, Formado em Serviço Social, tarablhei muito em rádio como locutor, e isso facilita muito pra mim ao lidar com o público. Site: juniorgomesrpm.wix.com/jrgravacoes - email: juniorgomesrpm@hotmail.com - blogger: juniorgomesrpm2008.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Show de bola esta postagem professor. Aguardo a próxima. Espero que não tenha desistido pois o seu blog é o único sobre o tema na internet brasileira!

    ResponderExcluir
  5. ola amigo estou pricisando de um texto para narra jogo

    ResponderExcluir